Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Agenda › A arte do período Edo na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Indique para um amigo

Fotos: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Armadura de Toyotomi Hideyoshi e quimono com motivos referentes à natureza

A arte do período Edo na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Cerca de 160 peças inéditas no Brasil compõem o acervo da exposição “O Florescer das Cores: A Arte do período Edo” que abre ao público no dia 18 de abril na Pinacoteca de São Paulo. Com a curadoria de Saito Takamasa, da Agência de Cultura do Japão, a mostra traz peças provenientes de mais de 15 museus japoneses.

Os objetos expostos são, em sua maioria, produzidos ao longo do período Edo (1603- 1867), que tem como principal característica a dominação do xogunato Tokugawa (governo militar centralizado) e o isolamento quase completo do Japão em relação ao resto do mundo.

A mostra é dividida em quatro partes e fica em cartaz até o dia 22 de junho. Confira um pouco mais sobre cada módulo:

Os quimonos e os ornamentos do corpo

As vestimentas japonesas de corte plano são mostradas em vários modelos: “kosode” (literalmente, “mangas pequenas”), “furisode” (quimono de mangas longas) e “katabira” (quimono sem forro, feito de cânhamo). Em destaque, a tecelagem, tingimento e as ilustrações que, geralmente, remetem à natureza.

Roupas do teatro kabuki (originário do período Edo e que são marcadas por cores fortes e brilhantes) e do teatro nô (que usa máscaras e vestuários luxuosos) e acessórios como pentes, presilhas e ornamentos confeccionados com diferentes materiais e técnicas artesanais completam essa parte da exposição. 

A cerâmica japonesa 



Diferentes cerâmicas do período Edo são apresentadas nessa seção. Há as peças coloridas por meio da técnica Sometsuke de Imari, ponto de partida da produção de porcelanas do Japão;peças de Kokutani, com design voltado para o mercado nacional; de Kakiemon, que influenciou a produção de porcelanas na Europa, entre outros.

De outras épocas, destaque para as cerâmicas do período Jomon (iniciado há cerca de 12500 anos) ligadas ao cultivo de arroz. Nesse módulo, numerosas obras são consideradas “Importante Propriedade Cultural” do Japão.

O universo dos samurais

Duas armaduras completas e selas de montaria são o destaque do módulo dos samurais, que mostra as transformações e os aperfeiçoamentos das vestimentas dos guerreiros do Japão feudal.

Nessa seção também é possível apreciar duas espadas que nunca foram expostas na América Latina: uma confeccionada por Bungo-no Kuni Yukihira no século XIII, obra considerada “Importante Propriedade Cultural” do Japão, e outra confeccionada por Masatsume no século XII, considerada “Tesouro Nacional” do Japão.

Os artefatos de laca 

Este núcleo traz uma coleção de pequenos objetos chamados inrô, usados para carregar remédios, acompanhados de netsuke (pequenos ornamentos colocados na corda do inrô, e que lhe serviam de contrapeso).

A técnica Makie, que utiliza pó de ouro no processo de envernizamento, está presente em diversos objetos criados para o enxoval de noivas da elite social, como móveis para toaletes femininos, objetos de papelaria e artigos para incenso.

Devido às condições rigorosas de conservação, a exposição será fechada ao público nos dias 13, 14 e 15 de maio para a substituição de numerosas peças. Quem visitar a exposição antes do dia 13 e depois do dia 15 de maio verá dois acervos diferentes.

"O Florescer das Cores: A Arte do período Edo" é organizada pela Agência Cultural do Japão, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Fundação Japão.

 


Informações

O Florescer das Cores: A Arte do período Edo

Onde:
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo

Quando:
De 18 de abril a 22 de junho. De terça a domingo, das 10h às 18h

Quanto:
R$ 4 e R$ 2 (meia). Grátis aos sábados

Contato:
Tel.: (11) 3324-1000
Site: www.pinacoteca.org.br

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família



Blog da Redação

Os próximos passos
O ano do centenário está terminando, e este site vai mudar. Convidamos todos a continuarem participando!
Leia mais

Meu Japão

Brasileiros sem-teto
Eu e o Ewerthon escrevemos uma reportagem para a BBC Brasil sobre os brasileiros sem-teto no Japão.
Leia mais

Cultura Pop

Mundo
Os brasileiros estão se adaptando ao Japão. E os japoneses sempre lembram que o Brasil é parte da BRIC.
Leia mais




 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados