Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Agenda › Autores debatem a integração cultural no Anhembi

Indique para um amigo

divulgação
Ilustração de Bruno D'Angelo para o livro O Catador de Batatas e o Filho da Costureira

Autores debatem a integração cultural no Anhembi

Ao longo da Semana Cultural Brasil-Japão, no Anhembi, acontecerão debates do programa Artes do Saber, sob curadoria da jornalista Erika Kobayashi, que irão explorar temas como integração e identidade cultural entre os dois povos.
 
No domingo, dia 15 de junho, às 15h, Adriana Lisaboa, autora do livro “O Japão visto e vivido por brasileiros”, falará da sua obra, que conta a história de três brasileiros vivendo no Japão. O livro é resultado de sua tese em literatura comparada pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O desdobramento de anos de pesquisa e interesse despertado pela cultura japonesa resultou, ainda, em uma nova obra literária da escritora – “Contos Populares Japoneses” –, que será lançado esse mês pela editora Rocco.
 
Segunda-feira, dia 16 de junho, às 18h, é a vez do quadrinista Bruno D’Angelo e do roteirista Ricardo Giasseti falarem sobre a integração de culturas na formação do Brasil. Esse é o mote do livro “O Catador de Batatas e o Filho da Costureira”, ainda inédito, que será lançado em breve pela editora JBC. A palestra falará do processo de criação da obra, que conta a história de amizade entre um imigrante japonês vindo a bordo do Kasato Maru e um descendente de escravos, representando o símbolo da construção da identidade brasileira.
 
Terça-feira, dia 17 de junho, às 19h30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, apresenta o livro “Resistência & Integração: 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil”. A obra é um dossiê que aponta um detalhado censo demográfico entre os anos de 1920 e 2000, além de trazer artigos que destacam pontos essenciais da história dos imigrantes nipônicos.
 
No último dia do evento, domingo, dia 22 de junho, às 18h, a jornalista e curadora do Artes do Saber, Erika Kobayashi, falará sobre o coletivo de artistas Moyashis - da qual ela faz parte - e como eles procuram reinventar a cultura japonesa através da releitura feita por brasileiros. O grupo propõe uma renovação estética utilizando táticas de guerrilha artística – ocupação e invasão de espaços públicos, blogs, sites e trocas virtuais. Erika Kobayashi também mantém um blog no www.japao100.com.br.

Informações

Artes do Saber

Semana Cultural Brasil/Japão

Quando:
15 à 22 de junho

Onde:
Centro de Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209

Quanto:
Entrada gratuita

Contatos:
Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa
Tels.: (11) 3209-3875 / 3277-3279

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família



Blog da Redação

Os próximos passos
O ano do centenário está terminando, e este site vai mudar. Convidamos todos a continuarem participando!
Leia mais

Meu Japão

Brasileiros sem-teto
Eu e o Ewerthon escrevemos uma reportagem para a BBC Brasil sobre os brasileiros sem-teto no Japão.
Leia mais

Cultura Pop

Mundo
Os brasileiros estão se adaptando ao Japão. E os japoneses sempre lembram que o Brasil é parte da BRIC.
Leia mais




 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados