Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Agenda › Acampamento de escoteiros promove atividades comemorativas ao centenário

Indique para um amigo

Divulgação

Acampamento de escoteiros promove atividades comemorativas ao centenário

O Bamboo Camp é o acampamento escoteiro que comemora os 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Ele acontece a partir desta quarta-feira (16/7) e segue até sábado (19/7), no Kokushikan, em São Roque, no interior de São Paulo, (aproximadamente a 40 minutos de carro da USP - Universidade de São Paulo). Serão mais de 700 escoteiros acampando, fazendo amigos e realizando atividades típicas da cultura japonesa, como os tradicionais ikebana, origami e taikô; a dança pop yosakoi soran (verdadeira mania entre os jovens japoneses), tomando banho de ofurô e, como não podia faltar, muitos jogos escoteiros.

O Bamboo Campo procura, além de trazer a cultura japonesa para os escoteiros nikkeis e para os não-descendentes, voltar à essência dos acampamentos escoteiros, com muitas competições, montagem de pioneirias (construção de torres, mesas e até acampamentos inteiros com bambu ou madeira) e, é claro, atividades culturais e integração, como um festival de bandas escoteiras. 

O grande diferencial deste acampamento será o uso do bambu. Sêniores e guias (como são chamados os escoteiros e escoteiras de 15 a 18 anos) irão montar bases de bambu e fazer um verdadeiro acampamento suspenso. Os jovens também irão construir torres de observação e portais, utilizando somente força, cordas, câmara de pneu e bambus.

Já escoteiros e escoteiras (crianças de 11 a 15 anos) irão aprender a conversar em japonês e gastarão bastante energia no desafio físico e no jogo do Naruto, que promete trazer o grande sucesso da TV para o acampamento. Competição de catapultas, construção de arco e flecha também fazem parte da programação.

Atividades especiais

Haverá workshops de taikô (tambores japoneses), workshop de beisebol (com membros da seleção brasileira) e uma aula de yosakoi soran (um novo tipo de dança em grupo que junta canções e ritmos tradicionais japoneses com rock, pop, hip hop).

No sábado, haverá uma atividade especial aberta ao público, o Porto Brasil.

Comemorando os 100 anos da imigração japonesa, serão homenageados também todos os outros imigrantes que tiveram a mesma saga dos nipônicos. Dificuldades na língua, na alimentação, o choque cultural e a saudade dos amigos e parentes que oceanos separaram. Esta foi a experiência dos italianos, alemães, judeus, árabes, coreanos, africanos e todos os povos que, com muita coragem e trabalho, contribuíram com o que chamamos hoje de Cultura Brasileira.

E todos estes povos vieram de avião? A maioria veio através de um "Porto Brasil" que acolheu seus sonhos e esperanças de braços abertos. O Porto Brasil no Bamboo Camp será este caldeirão cultural que representa nossa sociedade, multifacetada, multirracial, integrada harmonicamente. O Porto Brasil é a realização do mais alto ideal escoteiro de convivência harmônica entre raças, credos e culturas.

Todos são bem-vindos ao Porto Brasil onde haverá atividades relacionadas com diversos povos que compõem a colcha de retalhos que forma o nosso país. 

OBS: Texto de Raquel Hoshino (a blogueira de “DNA Mestiça"), que está na organização do Bamboo Camp.


Informações

Bamboo Camp

Quando
De 16 a 19 de julho, (somente para escoteiros)

Onde
Centro Kokushikan Daigaku - Rodovia Bunjiro Nakao, km 48 - Bairro do Carmo - São Roque - SP

Porto Brasil
(aberto a todos os visitantes): 19 de julho (sábado), das 9h às 13h. Entrada: R$ 5,00. Estacionamento no local.

Para comodidade dos visitantes, haverá um café, o Bamboo Café, que venderá águas, refrigerantes e salgados. Haverá também uma lojinha com souvenirs. Banners sinalizarão os melhores lugares para bater fotos de recordação.

Contato
www.bamboocamp.com.br

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família



Blog da Redação

Os próximos passos
O ano do centenário está terminando, e este site vai mudar. Convidamos todos a continuarem participando!
Leia mais

Meu Japão

Brasileiros sem-teto
Eu e o Ewerthon escrevemos uma reportagem para a BBC Brasil sobre os brasileiros sem-teto no Japão.
Leia mais

Cultura Pop

Mundo
Os brasileiros estão se adaptando ao Japão. E os japoneses sempre lembram que o Brasil é parte da BRIC.
Leia mais




 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados