Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Blog da redação

  BlogsBlog da redação › Sambódromo em festa comemora o centenário com presença do príncipe Naruhito


 

« A festa do centenário no Sambódromo

Cerimônia do centenário reuniu japoneses e descendentes »

 
22 Jun, 2008

Sambódromo em festa comemora o centenário com presença do príncipe Naruhito

Fotos Rafael Cusato

Desfile que encerrou a comemoração no Sambódromo

O tempo feio e as insistentes pancadas de chuva poderiam ter levado a festa do centenário por água abaixo. Entretanto, o que se viu no Sambódromo, em São Paulo, ontem, dia 21, foi uma verdadeira demonstração de amor às origens nipônicas. As arquibancadas lotadas traziam diversas gerações de imigrantes japoneses e seus descendentes, que encararam a aguaceira com resignação.

Na primeira fila senhores e senhoras, que passaram dos 80 já há algum tempo, se acomodavam como podiam – muitos em suas cadeiras de rodas –, trajados com modelos diversos de capas de chuva e devidamente abrigados embaixo de guarda-chuvas.  O sacrifício tinha um objetivo só: receber o príncipe japonês Naruhito, e celebrar ao seu lado o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Por volta das 13h, começaram as festividades oficiais com o desfile de um grupo praticante de Rádio Taissô – ginástica rítmica japonesa. Na seqüência, foi a vez das crianças e jovens de todo o país apresentarem o Taiko do Okinawa. Vieram então o Nantyu Soran, dança que nasceu na Escola Ginasial de Wakkanai; uma demonstração de caratê realizada pela Federação Paulista de Caratê; a Banda Tenri da igreja Tenrikyo, a dança Awaodori, considerada o “carnaval japonês; a Banda e Baston - mistura que reúne dança e ginástica e usa um bastão - da instituição religiosa Perfect Liberty; a banda feminina Nova Era; o grupo de dança Ondo; a banda masculina Sol; o show de canto com os cantores nikkeis Elaine Hara, Lílian Tangoda e Takeshi Nishimura; o Setsuo Kinoshita Taiko Group; o Nikkei Samba Team; a tradicional dança de Okinawa, que tem mais de 400 anos, Eisa Taiko; o Kenko Taiso; a dança moderna Taiga; o Aikido; o Awa Odori; o Kendô; o Hibiki Show, dos irmãos Akito e Kazuma; a Delegação de Minyo Fujio; a dança folclórica Bom Odori e os shows musicais Yuka Ozawa e Nobuhiro Hirata.

Apresentação de Taiko

 
Depois dos desfiles houve uma pequena pausa para então, o príncipe Naruhito desfilar dentro de um carro por todo o Sambódromo, onde foi aplaudido de pé pela multidão. Como que por encanto, neste momento em diante, a chuva cessou e deu lugar a um céu aberto, acompanhado de um bonito pôr-do-sol.  Após ter sido recebido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e outras solenidades, Naruhito subiu no palco e tomou seu lugar.
 
Antes de iniciarem o cerimonial do centenário, a Tocha da Amizade - que foi acendida em Kobe no mesmo dia em que o Kassato Maru partiu para o Brasil – foi conduzida por atletas e acendeu a pira que estava ao lado do palco.

Seguiram-se então os discursos do professor e presidente da Associação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, do prefeito Gilberto Kassab e do príncipe Naruhito. Após os dizeres foi a vez da banda da Marinha Japonesa e da Polícia Militar de São Paulo se apresentarem.

Discurso do príncipe Naruhito

Então vieram a Cavalaria da Polícia Militar, o Coral Centenário com cerca de 3 mil vozes de 23 entidades; a Dança do Centenário, com coreografia que representou o sincretismo das culturas japonesas e brasileiras; a dança folclórica Yotsudake; a dança da província de Tottori, Shan Shan Kasa Odori, que teve entre os seus participantes quase 50 japoneses que vieram do Japão especialmente para o evento, incluindo o prefeito e o governador de Tottori; e o show de tambor japonês Burajiro Wadaiko.

Por fim, o Sambódromo foi tomado por um desfile de escola de samba, com uma linguagem bem brasileira, que narrou os cem anos da trajetória dos imigrantes japoneses. Ao final da apresentação o céu se iluminou com um belíssimo show pirotécnico que encerrou as festividades.

Desfile seguido de show pirotécnico

Hoje, domingo, dia 22, acontece uma repetição das atrações no Sambódromo, com excessão da presença do príncipe. No espaço reservado para o cerimonial, um vídeo com os discursos de ontem será exibido nos telões espalhados pelas arquibancadas.

Para ver mais imagens da festa, clique aqui.

Postado por Nara Bianconi | 4 comentários

Comentários

  1. Roseli Akemi Honda @ 22 Jun, 2008 : 23:34
    Não consegui ir no sábado prestigiar as festividades e conhecer o Principe, fiquei muito triste! Mas, hoje (domingo) fui até o Anhembi pois minha sobrinha iria se apresentar no Karaokê. O que me chamou a atenção não foram a bela decoração e todo o evento bonito dentro do local, mas sim a má qualidade do serviço da empresa de segurança (acho que é rock o nome da firma - camiseta roxa)e o desrespeito pelas pessoas demonstrada por um rapaz(que parecia ser o coordenador). Isso quase estragou o meu passeio com a minha filha que estava em meus braços dormindo e a minha sogra de 71 anos e meu marido.Fomos barrados em um entrada do salão perto do restaurante e mais tarde por outra entrada no mesmo local pela qual já haviamos passado, sendo que a cada hora mudavam-se as ordens!!! Uma empresa como essa não devia fazer parte de um evento tão grandioso e bonito como esse. Que isso seja um alerta para que essa empresa não estrague a festa de ninguém, pois educação é o mínimo que podemos esperar de um profissional da área de eventos!!! Muito obrigada por esse desabafo  já que na hora não havia uma pessoa ou local para essa reclamação!

  2. paty @ 23 Jun, 2008 : 12:38
    ah eu estava no carro do buda.. 1ª foto

  3. Yara Falcon -escritora @ 27 Jun, 2008 : 11:07
    Estava no Japão quando o príncipe Naruhito veio ao Brasil para a comemoração dos Cem anos da Imigração japonesa. Lá também se comemorou o Centenário nestes dias. Não com a grandiosidade do Sambódromo, que deve ter sido um espetáculo inesquecível para os que assistiram,quisera estar presente,mas estivemos na JICA-Yokohama, conjuntamente a promoção da ABC JAPAN,no dia 18 de junho falando a respeito da data histórica e em 19 de junho na Embaixada do Brasil em Tóquio,lancei o livro Novos Crisântemos-Raízes da Amizade Brasil e Japão como parte desta grande comemoração.No dia 21 e 22 de junho houve no Teatro Yokohama a apresentação do balet de Deborah Colker também dentro da programação Brasil-Japão.Estamos todos felizes pelo sucesso do Centenário que deverá acontecer até o final do ano.

  4. Marcia Garraffa @ 27 Jun, 2008 : 20:38
    Eu tive o prazer de fazer parte do coral que homenageou o centenário da imigração japonesa no Brasil, e foi bárbaro, a nossa emoção durante o evento foi impressionante, a garoa e o frio não atrapalharam em nada, pois a proposta do evento superou qualquer contratempo.Nós, da SEICHO NO IE DO BRASIL, nos sentimos honrados em fazer parte desse marco da história mundial que é a união entre BRASIL e JAPÃO,MUITO OBRIGADA.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.
 


Tags

2008  abertura  Abeuni  Abril  ACCIJB  agricultores  alimentos  ambulantes  Angelo  Anhembi  apresentadora  arte  Artes  artistas  árvore  Asebex  associação  ator  atriz  Ayrton  balas  bambu  banca  Batatas  bate  bate-papo  beisebol  bilbioteca  bolsistas  bomba  boneco  bonenkai  Bons  Brasil  Bueno  Bunka  Bunkyo  calendário  cantor  cantora  cantoras  cantores  carnaval  Carnaval  Catador  Catarina  Catarinense  centenário  Centenário  centro  cerimonial  Chá  Chiaki  China  Cine  cinema  comida  compras  costumes  criança  Cristina  Cuba  culinária  cultura  Cultura  cultural  Cultural  D  daruma  de  dekasseguis  desenho  Dicas  diretor  doação  documentário  DVD  ecologia  edo  Edo  Eizo  empresas  encontro  engenheiros  espadas  esportivo  evento  eventos  Exame  Fansc  feira  Fernanda  festa  Festa  festival  Festival  fevereiro  filme  flash  flauta  florescer  Fluidos  front  Fujisaki  Fundação  funk  furoshiki  Gabriel  game  gateball  Gatebol  genealógica  Geographic  Giasseti  Globo  gohan  grupo  Guia  hábitos  haikaa  Hasekura  hashi  hideko  Hinamatsuri  hirata  Hirata  Hiroshima  história  homenagem  honma  Hoshino  Hoyama  Hugo  humanidade  ibirapuera  imigração  imigrantes  Imigrantes  impresso  infância  Instituto  Interseinen  Isec  Ishii  janeiro  Japão  japao100  japonesa  japonesas  Japonique  Jazz  JCI  Jessica    Joe  jovem  jovens  judô  Jun  kabuki  Kaeru  kaikan  Kana  kasato  Keika  Keio  Kenjutsu  kenzo  Kiai  Kishikawa  Kobe  Koshukai  koto  kotobiya  Kumabe  Latina  Liberdade  literatura  livro  manako  Maringá  mascote  Matsuri  Mauricio  Mawaca  melissa  Memorial  mesa  Mika  miss  moda  moyashi  Moyashi  moyashis  Mugnaini  museu  Nagasaki  naruhito  Naruhito  Nascente  natação  Natal  National  neve  nikkei  nikkeis  nipo-brasileira  nipo-brasileiras  nipo-brasileiro  Niten  Niterói  novela  ogawa  Ogawa  Olimpíada  onsen  Origami  Paixão  PaPeRo  papo  participação  patrimônio  Pequim  persoangens  pinacoteca  Pinacoteca  pioneiros  pipa  Playarte  programa  Programa  Proibida  Projeto  quadrinho  Quatro  quimono  redação  Registro  restaurante  resultados  revista  Ribeira  Rodas  Sabores  Sakai  Sakamoto  sambódromo  Sambódromo  Sano  Santa  saquê  saquerinha  Secretaria  Seinen  Semana  shakuhashi  shamisen  Sho  show  Silk  site  Soares  softbol  Sol  solenidade  Someya  spfw  sumotori  Superinteressante  sushi  taiko  takai  Takai  tako  teatro  temaki  têns  termas  Terra  tigarah  Tikara  tocha  tokyogaqui  Tonq  Toyama  tradicional  tradições  triatlo  Tsunami  Tsunenaga  TV  Ueda  Unesco  UOL  Vale  Verde  Viva  Wadaiko  Waseda  WCS  widgets  yabu  Yassuda  yukidaruma 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados