Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Blog da redação

  BlogsBlog da redação › Cerimônia do centenário reuniu japoneses e descendentes


 

« Sambódromo em festa comemora o centenário com presença do príncipe Naruhito

Os vencedores da final brasileira do WCS »

 
23 Jun, 2008

Cerimônia do centenário reuniu japoneses e descendentes

Fotos Chiaki Karen Tada / Rafael Cusato
Perambulando pelo Sambódromo no último sábado, dia 21, embaixo de chuva, percebi que a comemoração do centenário tem uma importância que beira o inenarrável para uma série de pessoas. Fui conversando com um aqui e outro ali, e olhando atenta a expressão de cada um, repleta de orgulho e felicidade por pertencer `a comunidade japonesa e por estar presente em uma festa daquele tamanho, feita, entre outros motivos, para receber o príncipe do Japão.
 
Kikuko Yamanaka, 97 anos, que o diga. Ela chegou cedo ao Sambódromo e aguardou ansiosa pelo príncipe. Veio com a filha e a nora, que ficou na fila do Bunkyo por bastante tempo, determinada a conseguir os ingressos para assistir às comemorações. Kikuko estava vestida com capa de chuva, sentada em sua cadeira de rodas. Trouxe cobertor para se proteger do frio e ficar mais confortável. A filha passou o tempo todo com o guarda-chuva aberto, protegendo a mãe da aguaceira.

A senhora, que não fala português, parecia não ligar para o desconforto e assim que soube que o príncipe chegara ao Sambódromo tratou de ficar o mais próximo possível da passarela. Ela veio para o Brasil com o marido quando tinha 23 anos. Instalaram-se na cidade de Bastos, no interior de São Paulo, mas logo se mudaram para a capital, em 48. Criou cinco filhos e hoje já tem 8 netos. Quando alguém lhe pergunta quantos anos tem, ela diz que faltam 3 para completar o seu centenário.

Kikuko emocionada ao ver o príncipe 

Pouco antes de Naruhito desfilar pelo Sambódromo, aconteceu um show de canto, com músicas tradicionais japonesas. Uma das estrelas do dia, com belo timbre de voz, era a cantora e estudante de medicina Lílian Tangoda, de 22 anos. A moça, que é sansei, é natural da cidade de Guararapes, no interior de São Paulo. Foi para essa região que seus avós migraram quando vieram do Japão.
 
Apesar de estar cursando o quarto ano de medicina na Unesp, em Botucatu, Lílian não perde uma oportunidade de cantar. “Comecei a cantar criança, com uns 3 anos de idade. Prefiro as músicas em japonês, apesar de elas exigirem uma técnica mais difícil. Traduzo cada uma e tenho um professor para me ajudar com a pronúncia”, contou ela, que é bicampeã brasileira de karaokê. No domingo, dia 22, ela iria participar da final do campeonato Paulistão – que fazia parte da programação oficial da Semana Cultural Brasil-Japão - e defender o título que ganhou ano passado.

Lílian contou que ficou surpresa ao ser convidada para cantar na festa da cerimônia do centenário, mas confessou que ficou muito feliz por estar lá. A moça interpretou a tradicional música “Mukashi”, que ganhou na voz dela um arranjo mais moderno.

Lílian solta a voz no Sambódromo

Enquanto a cantora recebeu um convite para se apresentar, outras pessoas garantiram estar se preparando para o evento há algum tempo, tendo em vista que a festa começou a ser organizada em 2005. O nissei Yoshishigue Mikan, de 62 anos, se enquadra nesse perfil. Aposentado há 6 anos, hoje ele é presidente da Associação Cultural e Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista.

Em parceria com outros grupos, eles ensaiaram e apresentaram – eram cerca de 230 integrantes – a dança Shan Shan Kasa Odori, típica da província de Tottori. Antes de se ocupar com a associação, Yoshishigue, natural da cidade de Marília, no interior de São Paulo, trabalhava com engenharia de produção.

A adolescente de 16 anos Vivian Miyuki também se preparou por um bom tempo para a festa. A nissei faz aulas desde criança de shamisen (instrumento musical de cordas), odori (dança), taikô e língua japonesa. Na celebração, junto com um grupo de mulheres, ela dançou a folclórica dança vinda da ilha de Okinawa, chamada Yotsudake. As vestimentas vieram todas do Japão, especialmente para a cerimônia do centenário.
 
A japonesa Anna Takako Kanashiro, que veio para o Brasil em 58, com seis anos de idade, dançou com um grupo de mulheres o Kinen Odori, a Dança do Centenário, ao som da música “Umi wo watatte hyaku shuunen” – "Cem anos que cruzamos o mar". Anna saiu do Japão porque a mãe ficou viúva, com filhos para criar. Imigrar para o Brasil tinha um motivo maior: um casamento arranjado da mãe com um parente distante, estabelecido na cidade de Santa América, no interior de São Paulo.

Quem também fez questão de festejar o centenário foi uma delegação de japoneses – quase 50 pessoas – vinda da província de Tottori, e que dançou junto com os brasileiros o Shan Shan Kasa Odori. Entre os integrantes estava nada mais, nada menos, que o governador da província, Shinji Hirai. Ele me contou que ficou bastante emocionado ao perceber que as tradições japonesas estão extremamente enraizadas na comunidade que mora no Brasil. “Devemos gratidão ao Brasil, que é um país acolhedor e moderno, que recebeu a nós e outros tantos povos de braços abertos”, disse Shinji.

Shinji Hirai depois de dançar

Para saber mais sobre a festa ou ver nossa galeria de imagens, clique aqui.

Postado por Nara Bianconi | 0 comentários

Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro!

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Chiaki Karen Tada, jornalista, tem um pezinho no Japão, mas cresceu na Grande SP. Gosta de imaginar como teria sido o dia em que os pais decidiram se mudar para cá. Ela escreve neste blog, mas não pensa sozinha, não. As novidades e idéias são de toda a equipe.
 


Tags

2008  abertura  Abeuni  Abril  ACCIJB  agricultores  alimentos  ambulantes  Angelo  Anhembi  apresentadora  arte  Artes  artistas  árvore  Asebex  associação  ator  atriz  Ayrton  balas  bambu  banca  Batatas  bate  bate-papo  beisebol  bilbioteca  bolsistas  bomba  boneco  bonenkai  Bons  Brasil  Bueno  Bunka  Bunkyo  calendário  cantor  cantora  cantoras  cantores  carnaval  Carnaval  Catador  Catarina  Catarinense  centenário  Centenário  centro  cerimonial  Chá  Chiaki  China  Cine  cinema  comida  compras  costumes  criança  Cristina  Cuba  culinária  cultura  Cultura  cultural  Cultural  D  daruma  de  dekasseguis  desenho  Dicas  diretor  doação  documentário  DVD  ecologia  edo  Edo  Eizo  empresas  encontro  engenheiros  espadas  esportivo  evento  eventos  Exame  Fansc  feira  Fernanda  festa  Festa  festival  Festival  fevereiro  filme  flash  flauta  florescer  Fluidos  front  Fujisaki  Fundação  funk  furoshiki  Gabriel  game  gateball  Gatebol  genealógica  Geographic  Giasseti  Globo  gohan  grupo  Guia  hábitos  haikaa  Hasekura  hashi  hideko  Hinamatsuri  hirata  Hirata  Hiroshima  história  homenagem  honma  Hoshino  Hoyama  Hugo  humanidade  ibirapuera  imigração  imigrantes  Imigrantes  impresso  infância  Instituto  Interseinen  Isec  Ishii  janeiro  Japão  japao100  japonesa  japonesas  Japonique  Jazz  JCI  Jessica    Joe  jovem  jovens  judô  Jun  kabuki  Kaeru  kaikan  Kana  kasato  Keika  Keio  Kenjutsu  kenzo  Kiai  Kishikawa  Kobe  Koshukai  koto  kotobiya  Kumabe  Latina  Liberdade  literatura  livro  manako  Maringá  mascote  Matsuri  Mauricio  Mawaca  melissa  Memorial  mesa  Mika  miss  moda  moyashi  Moyashi  moyashis  Mugnaini  museu  Nagasaki  naruhito  Naruhito  Nascente  natação  Natal  National  neve  nikkei  nikkeis  nipo-brasileira  nipo-brasileiras  nipo-brasileiro  Niten  Niterói  novela  ogawa  Ogawa  Olimpíada  onsen  Origami  Paixão  PaPeRo  papo  participação  patrimônio  Pequim  persoangens  pinacoteca  Pinacoteca  pioneiros  pipa  Playarte  programa  Programa  Proibida  Projeto  quadrinho  Quatro  quimono  redação  Registro  restaurante  resultados  revista  Ribeira  Rodas  Sabores  Sakai  Sakamoto  sambódromo  Sambódromo  Sano  Santa  saquê  saquerinha  Secretaria  Seinen  Semana  shakuhashi  shamisen  Sho  show  Silk  site  Soares  softbol  Sol  solenidade  Someya  spfw  sumotori  Superinteressante  sushi  taiko  takai  Takai  tako  teatro  temaki  têns  termas  Terra  tigarah  Tikara  tocha  tokyogaqui  Tonq  Toyama  tradicional  tradições  triatlo  Tsunami  Tsunenaga  TV  Ueda  Unesco  UOL  Vale  Verde  Viva  Wadaiko  Waseda  WCS  widgets  yabu  Yassuda  yukidaruma 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados