Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Armazém 14

  BlogsArmazém 14 › Ajudando a Seleção Brasileira de Sumô


 

« Um túmulo no Parque do Ibirapuera.

O Jeca e os japas. »

 
27 Out, 2007

Ajudando a Seleção Brasileira de Sumô

Eu já fiz um post sobre o sumô aqui no Brasil mas volto a abordar o tema por uma boa razão. No último final de semana fui a festa da Abeuni, uma associação beneficente formada em sua maioria por jovens nikkeis que realizam projetos assistenciais aqui em São Paulo. Sobre eles eu vou falar mais um outro dia. Mas voltando ao sumô, foi lá na festa que encontrei o Yoshi Higuchi, o cara da fotinha segurando a camiseta. Ele é um atleta do sumô e estava lá justamente para arrecadar colaborações para a Seleção Brasileira que vai participar do Mundial na Tailândia nos dias 17 e 18 de novembro. Se outros esportes mais conhecidos enfrentam dificuldades imagine a situação do sumô brasileiro. Este ano os atletas daqui de São Paulo estão tendo que vender camisetas para financiar a viagem de alguns integrantes da seleção. O irmão do Yoshi, o Taka, é um deles e vai competir na categoria absoluto. Os dois praticam sumô desde pequenininhos e já ganharam diversos campeonatos e estão sempre batalhando para divulgar o esporte. No último Japan Experience eles marcaram presença fazendo demonstrações.

 Essa estampa bacana foi feita pelo grafiteiro e artista plástico Rodrigo Yokota, o Whip. O Yoshi traduziu pra mim o que está escrito no canto superior esquerdo. Diz algo do tipo: "Se cair sete vezes levante oito". É uma espécie de lema do sumô profissional, onde você precisa de mais vitórias que derrotas para subir no ranking.

 É claro que não pude deixar de colaborar com a seleção e comprei a minha. Agora se você também quer a sua, fique sabendo que cada uma delas sai por apenas 25 reais e podem ser adquiridas no bar dos irmãos Higuchi, que se chama Kintarô e fica na Thomas Gonzaga, nº 57 aqui na Liberdade (11 3277.9124). Seja rápido pois o Mundial já está aí. Mas se você está longe ou não tem como colaborar então pelo menos torça bastante pra seleção. E olha que temos chances pois o Brasil já teve alguns campeões mundiais na modalidade.

 E pra saber mais sobre o esporte, o Taka tem um blog sobre sumô brasileiro. Lá tem muita informação sobre o esporte, como locais de treinos, campeonatos, eventos, etc... Lendo o blog fiquei sabendo sobre os atletas brasileiros que estão no Japão atualmente disputando o campeonato profissional. Tem até um não-descendente, o Cristiano Luis de Souza, além dos dois nikkeis, Ricardo Sugano e o Eiji Nagahama. Vale a pena uma visitinha e alguns comentários para incentivar um esporte tão interessante.

Postado por Alexandre Sakai | 6 comentários

Comentários

  1. Ewerthon @ 1 Nov, 2007 : 00:38
    Aqui no Japao conheci alguns sumotoris brasileiros. Conversando com eles, percebi a dificuldade que eh praticar esse esporte no Brasil. Por isso, toda forca eh bem-vinda sim! Muito legal essa sua iniciativa de divulgar a campanha aqui no blog. Eh isso ai!

  2. Ale Sakai @ 3 Nov, 2007 : 00:20
    Pois é Ewerthon. Não é nada fácil ser lutador de sumô no país do futebol. Abs.

  3. Claudia Sakai Rodrigues @ 7 Nov, 2007 : 21:26
    Deve ter muita história na ABEUNI...

  4. cauejp @ 18 Fev, 2008 : 15:24
    Já que neste blog eu tô aprendendo um monte de coisas, será que alguém pode me responder esta? Apesar de sermos a maior população de japoneses e descendentes destes, nunca ou vi falar de brasileiro yokozuná. Já houve algum? Quais os países estrangeiros que tiveram mais yokozunás. Quantos brasileiros já chegaram ao nível Makunoichi ou Makuuchi?

  5. Willian Takahiro Higuchi @ 7 Mai, 2008 : 00:32
    Faz tempo que as perguntas foram feitas, mas... antes tarde do que nunca, né... Nunca houve brasileiro Yokozuna. Estados Unidos (Musashimaru e Akebono) e Mongólia (Asashoryu e Hakuhou). Nenhum brasileiro chegou ao Makuuchi, mas três conseguiram chegar ao Jyuuryo (Ryudo, Kuniazuma e Wakaazuma). Quanto às camisetas, conseguimos vender boa parte delas e participamos do mundial. Infelizmente não conseguimos trazer medalhas, mas foi boa a experiência, pois houve tratou-se de uma equipe jovem, renovada: dos dez atletas, apenas dois já tinham participado de alguma edição do mundial. Alexandre, sua ajuda foi indispensável ao nosso trabalho. Muito obrigado. Até mais. TAKA

  6. claudio [dragão] rn @ 28 Jan, 2009 : 13:50
    sou facinado pela arte do sumo mas infelismente não tenho portunidade de treina aki no rn natal não tem ai eu comesei a treina jiujitsu mas não a gloria neuma nessa arte o judo aki e muinto caro vc pode min ajudar de auguma forma ? aeu so tenho 95k e obstacolo? gostaria muinto de ajudar a mostra essa arte tão linda meu email e pcdejaco@gmail.com anceio muinto por resposta atenciosamente CLAUDIOROBERTO FRANÇA DE OLIVEIRA [ O DRAGÃO]

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados