Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Direto de Kobe


 

« O dia em que vi o imperador de pertinho

Doenças e afins »

 
28 Abr, 2008

Direto de Kobe

Ewerthon Tobace
Porto de Kobe, 28 de abril de 2008
Caros leitores,
 

 

Às 17h30 sentei-me ali no chão do cais do porto de Kobe para ver a cerimônia que o governo da província tinha preparado para homenagear os imigrantes japoneses que foram ao Brasil. Público não tinha. Talvez umas 30 pessoas, a maioria parentes das crianças japonesas de uma escola primária japonesa que tocaram músicas brasileiras durante o evento. Tudo muito informal, contrastando com as outras solenidades que participei durante o dia todo.

 

Lá pelas 17h40 chegou a tal “chama” que seria levada ao Brasil a bordo de um navio. O capitão do última embarcação que levou a derradeira leva de imigrantes, o senhor Hiroshi Kawashima, fez um breve discurso e lembrou do dia em que fez a última viagem. Firme e forte, ele falou com respeito invejável desses heróis que deixaram a pátria em busca de uma vida melhor.

Às 17h50, quando a “chama” mais o capião Kawashima subiram a bordo da pequena embarcação, resolvi sair do meio da muvuca e fui para a ponta do cais. Olhava o relógio a cada segundo. Sentia meu coração bater mais forte e, sem querer, meu pensamento me trouxe a imagem dos meus avós. Sentia a presença deles ai.

De repente, uma gaivota me desviou a atenção. Olhei para o sol, que descia rápido em direção ao horizonte e, neste instante de êxtase total, deram 17h55, horário em que o navio Kasato Maru partiu do porto de Kobe levando 167 famílias a bordo para uma terra até então desconhecida. Neste exato momento, várias embarcações fizeram ecoar pelo local o barulho da “buzina” característica de quando está partindo.

Aquilo me arrepiou até as pontas do cabelo e, mais uma vez, chorei. Esse centenário está me desidratando, mas estou aprendendo muito com os imigrantes e seus descedentes.

Depois, com mais calma, vou contar mais desta festa que rolou aqui no Japão. Quero mostrar todos os detalhes, inclusive os ruins, e deixar registrado para a posteridade este momento único.
 

PS: numa mesma semana eu vi o príncipe herdeiro duas vezes de pertinho. Dizem que isso é muito difícil de acontecer.

Postado por Ewerthon Tobace | 9 comentários

Comentários

  1. Dino @ 28 Abr, 2008 : 18:59
    Mr.Ewerthon! Parabéns pelo blog! Emocionante estar em Kobe... lugar lindo que pretendo voltar a visitar!

  2. mailly nomura @ 29 Abr, 2008 : 15:28
    muito bonito oque fizeram para lembrar os cem anos.Queria estar lá para apreciar junto com as pessoas,e ouvir a musica brasileira tocada por japoneses

  3. Paulo (Plurality) @ 1 Mai, 2008 : 07:14
    Poxa, e eu perdi! :(

  4. Mário @ 1 Mai, 2008 : 14:22
    A tua descrição deste teu dia, foi extremamente emocionante, dado ao realismo, a forma e sequência em que fôram narrados..., pude até ouvir os sons do buzinaço dos navios no porto de Kobe, anunciado a partida. É choremos á vontade, pois é pura emoção. Concordo plenamente com você, os teus avós estavam presentes, juntamente com os outros emigrantes japoneses que para cá vieram , não somente nesta viagem inaugural mas tambem de outras que seguiram e que infelizmente neste momento estes bravos ascentrais não estão no meio de nós, mas com certeza estavam lá. Infelizmente poucos de nós puderam estar presentes nesta comemoração, mas valeu Ewerthon, o teu relato preenche de alguma forma esta falta. Abraços Amazônicos

  5. madoka otsuka @ 1 Mai, 2008 : 21:18
    Pena não estar em Kobe, estaria em lágrimas também. E com certeza lembraria de meus pais que fizeram a viagem de mais ou menos 3 meses. Dá um livro a história dos meus pais e com certeza de todos os imigrantes japoneses, História de luta, coragem...´batalha mais que vencida´. Valeu o post, vc tá na frente, nos emocionando sempre. Sayonara Madoka

  6. Renato Siqueira @ 5 Mai, 2008 : 02:05
    Gostei do texto! Muito legal. Através dele dá para imaginar como você se sentiu. Parabéns!

  7. Angélica @ 7 Mai, 2008 : 13:42
    Que buenas fotos Ewerthon, hasta parecen de Reuters ha,ha. Lindo leerte después de tiempo, muchos saludos desde Perú! Besos

  8. kikks/moyashis @ 7 Mai, 2008 : 19:00
    uau!!!!

  9. kikks/moyashis @ 7 Mai, 2008 : 19:01
    estou querendo dar um pulo em Santos no dia 18/06, acho que o Plínio irá comigo =)

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados